ALIMENTAÇÃO

Alimentos que podem salvar vidas

.....Prevenir é melhor que remediar. Embora muitos dados ainda sejam preliminares, há cada vez mais evidências de que a quitanda da esquina pode ser uma fonte rica em agentes anticancerígenos. Certas frutas e legumes parecem ter propriedades eficazes no combate ao câncer. É exatamente isso que os pesquisadores estão começando a estudar. A seguir, uma amostra da recente safra de descobertas:

.....TOMATES - Os cientistas já sabiam há muito tempo que homens que consomem alimentos com tomates cozidos, como o molho da macarronada, tendem a apresentar índices menores de câncer de próstata. Mas um estudo divulgado durante o encontro da Associação Americana para Pesquisa do Câncer revelou que doses diárias de licopeno - um antioxidante que faz com que os tomates amadureçam e é responsável por sua cor vermelha - podem não apenas prevenir o câncer de próstata, mas também diminuir o tamanho dos tumores já existentes. Homens que ingeriram 30 mg do suplemento (quantidade encontrada em cerca de 1,5 kg de tomates) apresentaram níveis mais baixos de antígeno prostático específico - uma substância que indica o crescimento celular - e tumores menores.

.....SOJA - Estudos anteriores demonstraram que as mulheres que consomem produtos derivados da soja, tais como tofu e leite de soja, têm menor probabilidade de desenvolver câncer de mama. Mas nunca se soube o motivo. Agora, um pequeno estudo com 24 mulheres pôde indicar a resposta: parece que a soja mantém os níveis de estrógeno no sangue sob controle, inibindo a proliferação das células mamárias. As participantes do estudo tomaram mais de quatro copos de leite de soja por dia, durante um mês, e o níveis máximos de estrógeno encontrados no sangue caíram 40%.

.....BRÓCOLIS - Entre todas as verduras que combatem o câncer, o brócolis, a couve-flor e o repolho destacam-se,especialmente quando se fala de câncer de bexiga. Segundo um relatório publicado na revista do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer), num grupo de 48 mil homens voluntários, apenas os que consumiram brócolis e hortaliças da mesma família apresentaram menor risco de câncer de bexiga. Esse tipo de verdura combate o câncer, eliminando organismos presentes no sistema digestivo que poderiam desencadear o aparecimento de tumores na bexiga

Extraído de Time Magazine - Medicina. 

Espinafre e Morangos podem ajudar a combater o envelhecimento

.....Segundo pesquisa americana, ratos apresentaram melhora na comunicação entre as células nervosas importantes para o aprendizado e o controle dos movimentos, depois de oito meses numa dieta específica em espinafre, morangos e vitamina E.

.....A dieta que consistia em salada de espinafre diária ou a quase meio quilo de morangos, também evitou o declínio na memória, que ocorre na velhice. Essa descoberta foi publicada no "Journal of Neuroscience".

.....Os pesquisadores testaram os morangos e o espinafre porque são ricos em antioxidantes (moléculas protetoras que combatem outras moléculas prejudiciais conhecidas como radicais livres). Também testaram a vitamina E, outro potente antioxidante.

.....James Joseph, coordenador do estudo e chefe de neurociência no Centro de Pesquisas em Nutrição Humana da Universidade de Tufts ainda complementa, dizendo que os radicais livres são os principais contribuidores para falhas de memória e deficiência motora nos idosos. A ingestão de frutas e legumes podem ajudar a atenuar esse declínio e, possivelmente, interromper o processo.

Fonte: JC-EMail - Notas selecionadas por Rosane Rosendo para a lista de discussão Efesport-CEV - https://www.cev.org.br 


.....A composição maioria dos refrigerante contém substâncias como a cafeína, acidulantes, corantes e outros elementos que estimulam o sistema nervoso, causando alterações no nosso organismo como, por exemplo, distúrbios no sono.

.....Essas alterações podem variar muito, dependendo da sensibilidade de cada um, indo de uma de reação alérgica qualquer até uma gastrite ou úlcera.
.....O açúcar está presente em quase todos os refrigerantes e, no grupo dos "cola" o ácido fosfórico é um acidulante freqüente. 
 
.....O excesso de açúcar, tanto no próprio produto como no seu consumo excessivo, pode causar cáries, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar gastrite, diabetes, em alguns casos favorecer o estresse, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol). 

.....Os refrigerantes mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, ricos em cafeína. A cafeína, presente também no chá preto, chá verde, chá mate e chocolate, em diferentes graus, tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central; revigora e diminui o sono e a fadiga. Pode ainda provocar descarga de adrenalina e, em doses muito elevadas, desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca.

.....O ácido fosfórico pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, causando a osteoporose.

.....Para quem está na batalha do emagrecimento os refrigerantes lights são uma alternativa mas, devem ser consumidos comedidamente. Além dos componentes acima citados, contêm adoçantes artificiais. Seu consumo freqüente e abusivo a longo prazo ainda não foram determinados. 

 

.....A hortelã é muito usada, em especial pela cozinha árabe, no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados. Em bebidas e sobremesas pode dar um sabor especial.

.....Há muitos tipos de hortelã, com sabores e aromes diferentes. As mais conhecidas no Brasil são a hortelã-pimenta e a hortelã comum.

Na culinária
.....A culinária árabe  uso muito a hortelã em seus pratos. O quibe, o tabule e pratos à base de carne de cordeiro são alguns exemplos. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos à base de carne e de peixe.

Na medicina caseira
.....O chá de hortelã é indicado para ajudar na digestão, na eliminação de gases e de secreções do pulmão, no combate aos parasitas, cólicas intestinais e no tratamento da diarréia.

     Pode ainda produzir bons resultados no funcionamento da vesícula biliar, no tratamento da insônia, de dores de cabeça e da congestão das vias aéreas superiores. 

Fonte: Revista Água na Boca